Divulgação
Fonte: http://rioscope.com.br/?p=2615
Teatro e Artes plásticas em que Angela Leite Lopes faz uma performance com o texto de Valère Novarina
"Esqueça limites entre palco e plateia. Esqueça, também, os limites entre teatro e artes plásticas. Ao entrar na galeria do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá, o público fará parte da cena, caminhando pelo labirinto de paredes diáfanas da instalação criada por Bel Barcellos. Em dado momento, é possível que esbarre em Angela Leite Lopes que vai percorrer os caminhos deste labirinto dizendo o texto inédito no Brasil Teatro dos ouvidos, do francês Valère Novarina. A performance de Angela Leite Lopes e a instalação de Bel Barcellos se complementam e podem ser vistas a partir de 12 de agosto, às 19h.
A realização do projeto Teatro dos ouvidos é uma parceria entre o Teatro do Pequeno Gesto e a L’Acte – atos da criação teatral. “Queremos propor um teatro que brota numa dimensão interna, íntima, a partir da imersão do ouvinte na narrativa de Novarina”, diz o diretor Antonio Guedes.
Tradutora e professora do Curso de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ, Angela Leite Lopes é uma das principais tradutoras do país na área da dramaturgia e, desde 1990, não experimentava estar frente a uma platéia. Em Teatro dos ouvidos, ela se entregou à ideia de dar corpo ao texto. “O maior desafio de traduzir Novarina é conseguir se despojar do hábito de compreender e interpretar. É se deixar levar pelo fluxo do ritmo e das sonoridades. Confiar que aquela partitura vai fazer sentido pelo jogo que será estabelecido pelo dizer, pela respiração do ator ou daquele que for proferir aquele texto”, pontua Angela Leite Lopes.
Foi Antonio Guedes quem visualizou inicialmente a performance. “Novarina propõe em Teatro dos ouvidos que o indivíduo desapareça para que apareça a linguagem. Mostra o processo pelo qual um indivíduo passa para se despir do excesso de belas descrições do homem, para mostrar o homem precário, diferente do cotidiano”, reflete o diretor.
Bel Barcellos não pensou duas vezes para atender ao convite de Antonio Guedes e criar a instalação a partir do tema Espaço transparente. Há dez anos Bel se dedica integralmente às artes plásticas. Nesta volta ao trabalho com a cenografia, tramou o labirinto com 22 lâminas que pendem do teto da galeria do Espaço Sérgio Porto. Sobre parte dessas lâminas, ela desenhou com grafite imagens de Angela Leite Lopes, ‘pincelando-as’ com querosene. Noutras partes, bordou trechos do texto de Novarina.
Para Antonio Guedes, a instalação é o ponto de intersecção de todos os resultados. “Ao longo do dia, a instalação estará à disposição do público que poderá visitá-la enquanto a narrativa, ou seja, a peça radiofônica fica em looping, sendo veiculada”.
A montagem do Cenário/Instalação foi executada por Leandro Ribeiro e Carlos Augusto Campos da Articulação Cenografia.
Valère Novarina
Pintor, poeta, dramaturgo, Novarina é um artista que transita pela fronteira que separa os diversos gêneros artísticos. Estudou literatura e filosofia. Quis se tornar ator, mas rapidamente, abandonou o projeto. Desde 1958, escreveu diariamente, mas só resolveu publicar em 1978. Paralelamente à criação de seus textos, trabalha com grafismos, depois com pintura; primeiro desenhando os personagens, depois, pintando cenários até começar, a partir de 1986, a encenar alguns de seus livros.
A obra de Novarina chegou ao Brasil através das traduções de Angela Leite Lopes em parceria com a Editora 7 Letras.
O Teatro dos ouvidos
O texto é uma narrativa entre o monólogo e a poesia, entre a fala e a literatura. Daí o título ambíguo – se levarmos em consideração que a palavra TEATRO, em sua origem, significa lugar para ver – aludindo à audição no lugar da visibilidade. Novarina trabalha exatamente na intersecção das ambiguidades. Ele evoca, no texto, a ideia de um sujeito que só existe enquanto ideia. De concreto, só o seu enunciado… só as palavras. “Não consigo acreditar que estou dentro de um homem. (…) Povoei o mundo de nomes.” Diz o texto, já no final. Esta impossibilidade de identificação entre aquele que pensa e fala com o corpo que se desloca no espaço traz a Linguagem para o primeiro plano.
Informações úteis
De 12/08 a 04/09/2011
Horários: sexta e sábado às 19h, domingo às 18h
Duração: 35 minutos
Espetáculo recomendado para 14 anos
Lotação: 30 pessoas.
Local: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto
Rua Humaitá, nº 163 - Humaitá
Tel: (21) 2535-3846"
sábado, 13 de agosto de 2011
Teatro dos Ouvidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Carlos Augusto Campos - Cenógrafo
Vale a pena conferir
-
-
[MCJ] Descargar Ninja 2009 Película completa review ver Online Castellano - Ninja 2009 online Ninja 2009 descargar Ninja 2009 hdrip castellano Ninja 2009 online castellano Ninja 2009 online latino Ninja 2009 pelicula en linea com...
-
-
O ACRÓBATA - SERES DE LUZ TEATRO - Foto Alexandre D'Angeli De acordo com a Companhia Seres de Luz, participante da MOSTRA SEU NARIZ com o espetáculo *O Acróbata,* no Festival de Curitiba, a ...
-
Notícias do Festival Ipitanga de Teatro 2012 (Lauro de Freitas, BA) - *GRUPOS DE VÁRIAS PARTES DO BRASIL SE APRESENTAM E DISCUTEM* *EM LAURO DE FREITAS NO FESTIVAL NACIONAL IPITANGA DE TEATRO* · Lauro d...
-
Vitrine Namorados- Luna jóia - Vitrine de cartas e postais. Bonecos recortados em PVC e adesivados de dourado.
-
Ensaio: sobre a ausência de cenografia. - Recentemente tem vindo a Belém vários espetáculos de outros Estados e regiões do Brasil e, mesmo do exterior. Seja através de projetos como Palco Girat...
-
Bibliografia - Minha Estante
- 100 Termos Basicos da Cenotecnica - Funarte
- ANTITRATADO DE CENOGRAFIA - Gianni Ratto
- ARTE DE PROJETAR em Arquitetura - Ernest Neufert
- Colecao Funarte - OFICINAS ( Iluminacao Cenica, Cetecnica e Arquitetura Cenica)
- COSTUME DESIGN - Lynn Pecktal
- ESPACO E TEATRO - Evelyn Furquim e Werneck Lima
- HelioEichbauer - Programa Exp. 40 Anos de cenografia
- Historia Ilustrada do Vestuario - Melissa Leventon
- Maquina para os deuses - Cyro Del Nero
- The Chronicle of Western Costume - John Peacock
Nenhum comentário:
Postar um comentário