BUSCA

Articulação Cenografia - Cenógrafo

Minha inspiração é a Natureza!
Projeto e Obra perfeita de Deus.
O Maior de todos os Arquitetos.
Carlos Augusto Campos
Cenógrafo - Escola de Belas Artes - UFRJ



CURTIR

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Nem sei mais quando tudo começou - Teatro


"NEM SEI COMO TUDO COMEÇOU"
Livremenente inspirado em Amores Brutos, 21 gramas e Babel
Direção Marcelo Mello

"Nem sei mais quando tudo começou é um espetáculo inspirado nos filmes Amores Brutos, 21 Gramas e Babel, trilogia dos mexicanos Alejandro González Iñárritu e Guillermo Arriaga (diretor e roteirista, respectivamente). Na peça, a ação se passa no Brasil envolvendo 19 personagens de classes sociais distintas cujas histórias se cruzam, se invadem e se alteram mutuamente. A idéia de que uma pequena variação nas condições em determinado ponto de um sistema dinâmico possa ter conseqüências de proporções inimagináveis, é o princípio sobre o qual se baseia a teoria do caos: “O bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova Iorque”. De acordo com essa teoria, a ação da peça se desenvolve: mudanças drásticas nas vidas das personagens são motivadas por aquilo que chamamos de acaso, acidente, desvio, supérfluo. Alguém dispara uma arma de fogo, por brincadeira, e isso altera radicalmente a vida da vítima daquele disparo anônimo, daquela bala perdida. Alguém faz uma curva com um pouco mais de velocidade e mata um pai e duas meninas; mas a morte desse homem salva a vida de outro que esperava por um transplante. Duas pessoas brigam com uma faca e ferem uma testemunha, que nada tinha a ver com o motivo da discussão. É assim que se constrói a ação dessa peça, numa rede complicada de ações e reações, onde impera o caos. Se olhássemos para esse emaranhado de conexões e tentássemos descobrir onde tudo começou, provavelmente fracassaríamos. E vale a pena essa investigação da origem dos fatos ou devemos nos ater à tentativa de organizar e controlar o que parece caótico, sem sentido e com vida própria?

O texto foi gerado a partir de improvisações dos atores formandos da turma T da Cal, dirigidos por Marcelo Mello. Essa é a quarta montagem dirigida por Marcelo, que vem também se responsabilizando pela dramaturgia – o que dá ao espetáculo e à direção um caráter mais autoral e experimental. Nem sei mais quando tudo começou é uma peça plural – tanto na criação da dramaturgia quanto na mistura de linguagens –comprovada pelo figurino, cenografia e música do espetáculo que trabalham com uma multiplicidade de referências numa verdadeira Babel onde não há possibilidade de uma única apreensão e compreensão dos fatos."

Adaptação e Direção: MARCELO MELLO
Diretor Assistente: MARCOS NAUER
Trilha Sonora: FELIPE STORINO
Preparação Corporal: DUDA MAIA
Cenário e Figurino: DESIRÉE BASTOS
Cenotécnica: CARRLOS AUGUSTO CAMPOS E LEANDRO RIBEIRO
Iluminação: WILSON REIZ
Elenco: 19 atores formandos

Fundição Progresso - ESPAÇO ARMAZÉM
Rua dos Arcos, 24 - Lapa - Tel: 2220-5070

Temporada: De 14 a 21 de abril, de quinta-feira a quinta-feira, sempre às 20h

Um comentário:

  1. RECOMENDADO!!!! Trabalho maravilhoso dos Formandos e Direção Impecável de Marcelo Mello!!!!

    ResponderExcluir

Carlos Augusto Campos - Cenógrafo

Carlos Augusto Campos

Carlos Augusto Campos
Cenografia - Escola de Belas Artes - UFRJ

Exposição - Entre o Céu e a Água

Exposição - Entre o Céu e a Água
Renato Bezerra de Mello - Montagem Articulação cenografia

Exposição: O Casulo - Centro Cultural dos Correios

Exposição: O Casulo - Centro Cultural dos Correios
Concepção e Fotografia - Ricardo Siqueira Projeto e Montagem - Articulação Cenografia

TEMPO FESTIVAL 2016 - Vamos Fazer Nós Mesmos

TEMPO FESTIVAL 2016 - Vamos Fazer Nós Mesmos
Espetáculo Wunderbaum - Construção e Montagem - Articulação Cenografia Supervisão: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro

Exposição "NÓS" - Caixa Cultural

Exposição "NÓS" - Caixa Cultural
Construção e Montagem: Articulação Cenografia - Projeto Expográfico: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro

Tempo Festival 2016 - Apocalipse

Tempo Festival 2016 - Apocalipse
Construção e Montagem - Articulação Cenografia Supervisão de Montagem - Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro Adereço Ambulância e Canoa - Carlos Machado

Labirinto - Picasso e a Modernidade Espanhola

Labirinto - Picasso e a Modernidade Espanhola
CCBB Rio de Janeiro Projeto: T + T Projetos Daniela Thomas e Felipe Tassara Cenotécnica: Articulação Cenografia

Exposição - 2 Atlânticos e 1 Pacífico

Exposição - 2 Atlânticos e 1 Pacífico
Curadora: Glória Ferreira - Montagem Cenotécnica: Articulação Cenografia - Centro Cultural Hélio Oiticica - Produção: Bateia Cultura

Quase Aqui - Daniel Senise - Oi Futuro

Quase Aqui - Daniel Senise - Oi Futuro
Produção: Livre Galeria Montagem Cenotécnica: Articulação Cenografia

Exposição - Ana Vitória Mussi - Paço Imperial

Exposição - Ana Vitória Mussi - Paço Imperial
Produção - Fase 10 Montagen Cenotécnica - Articulação Cenografia

Códigos Primordiais - Exposição no Oi Futuro Flamengo

Códigos Primordiais - Exposição no Oi Futuro Flamengo
Primary Codes

EIJA-LIISA AHTILA - Oi Futuro Flamengo

EIJA-LIISA AHTILA - Oi Futuro Flamengo
Expografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara Montagem Cenotécnica: Articulação Cenografia Supervisão de Montagem Cenotécnica: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro

50 Anos da Confederação Brasileira de Automobilismo Copacabana Pálace

50 Anos da Confederação Brasileira de Automobilismo     Copacabana Pálace
Projeto: Giovana Carneiro e Gisele Batalha Montagem Cenotécnica: Articulação Cenografia

CCBB - Exposição Rabin Ajaw

CCBB - Exposição Rabin Ajaw
Projeto - Arquiteto Luiz Marinho. Produção - Produtora MP2 Construção e montagem - Articulação Cenografia. Supervisão de Montagem - Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeir

Exposição - 20 Anos do pro Ler - Biblioteca Nacional

Exposição - 20 Anos do pro Ler - Biblioteca Nacional
Projeto: Daniel Leão e Markito Fonceca Execução e Montagem : Articulação Cenografia Supervisão de Cenografia: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro Carpintaria: Washington Castelo

Exposição - Harcout de Paris - Escultor de Luz

Exposição - Harcout de Paris - Escultor de Luz
Centro cultural dos Correios RJ

Exposição fotográfica “Oceanos” - Centro Cultural dos Correios

Exposição fotográfica “Oceanos” -   Centro Cultural dos Correios
Projeto: Marcello Camargo e Daniel Leão. Montagem: Articulação Cenografia. Supervisão de Montagem: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro

Le Fresnoy - Oi Futuro - Comunidades

Le Fresnoy - Oi Futuro - Comunidades
Produção: MP2 - Cenografia: Elizabeth Jacob - Montagem : Articulação Cenografia - Supervisão de Montagem: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro

# AC - Ana Carolina - Turnê / Gravação DVD

# AC - Ana Carolina - Turnê / Gravação DVD
Iluminação e Cenografia : Binho Scheafer Execução de Cenografia: Articulação Cenografia

Campanha Publicitária - TIM Multibank

Campanha Publicitária - TIM Multibank
Visorama: Direção e Produção - Cenografia/Arte: Marcele Vieira e Camila Delamônica - Supervisão de Montagem: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro

Campanha Cartoon Network

Campanha Cartoon Network
Cenografia: Marcele Vieira - Construção e Montagem: Articulação Cenografia - Supervisão Cenotécnica: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro

Fala Crioulo - Espetáculo Teatral

Fala Crioulo - Espetáculo Teatral
Cenografia de Doris Rollemberg e Iluminação de Aurélio Di Simoni - Cenotecnica: Articulação Cenografia - Supervisão de Montagem: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro

A Outra Casa - Teatro

A Outra Casa - Teatro
Cenografia de Doris Rollemberg - Construção e Montagem da Articulação Cenografia

Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica

Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica
Cenotécnica - Articulação Cenografia

Vale a pena conferir

MARGOT. Sesc de Copacabana - Cenografia

MARGOT. Sesc de Copacabana - Cenografia
Margot vai passar um tempo na casa de sua tia e começa a suspeitar que algo estranho está acontecendo do lado de fora. Aos poucos, a personagem se vê presa em um complexo sistema de tráfico de pessoas e genocídio. Assim, ela precisa embarcar em uma jornada sozinha, com a finalidade de sobreviver em um mundo que se volta contra si mesmo.

MARGOT.

MARGOT.
Prêmio SESC

MARGOT. SESC Copacabana - Cenografia

MARGOT. SESC Copacabana - Cenografia
Inspirada no texto “Far Away”, da britânica Caryl Churchill, a peça conta a saga de uma menina que vive em um mundo em que todos os seres humanos estão em guerra.

Bibliografia - Minha Estante

  • 100 Termos Basicos da Cenotecnica - Funarte
  • ANTITRATADO DE CENOGRAFIA - Gianni Ratto
  • ARTE DE PROJETAR em Arquitetura - Ernest Neufert
  • Colecao Funarte - OFICINAS ( Iluminacao Cenica, Cetecnica e Arquitetura Cenica)
  • COSTUME DESIGN - Lynn Pecktal
  • ESPACO E TEATRO - Evelyn Furquim e Werneck Lima
  • HelioEichbauer - Programa Exp. 40 Anos de cenografia
  • Historia Ilustrada do Vestuario - Melissa Leventon
  • Maquina para os deuses - Cyro Del Nero
  • The Chronicle of Western Costume - John Peacock